terça-feira, 31 de maio de 2011

Brócolis e Espinafre

                       
Para quem não sabe o brócolis e o espinafre são ricos em ácido fólico , então queridas amigas grávidas e amigas que estão pensando em engravidar , incluam estes alimentos nas suas refeições!!! O ácido fólico é muito importante pois ele pode diminuir o risco de uma malformação congênita. O indicado seria tomar um comprimido de 5mg de ácido fólico por dia durante 6 meses , ou seja 3 meses antes da concepção e nos primeiros 3 meses de gestação. Como não sabemos ao certo o dia em que vamos engravidar seria legal a mulher começar a tomar logo que pensar em uma possivel gravidez para os próximos meses , assim a futura gestante não corre o risco de não ter ingerido a quantidade necessária da vitamina. Não precisa de pedido médico para comprar na farmácia mas se pedir para o médico uma receita é possivel pegar o ácido fólico por 6 meses no SUS , isso mesmo uma receita serve para os 6 meses. Par quem quiser ler mais sobre o assunto eu achei um site muito interessante que explica os benefícios do ácido fólico.                           
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3942&ReturnCatID=1775

Mas o legal é também introduzir esta vitamina nas refeições!! Eu adoro brócolis e espinafre e aqui vão duas receitas bem fáceis e gostosas!

Macarrão com molho branco e Brócolis

Ingredientes:

1/2 pacote de macarrão da sua preferencia ( eu particularmente uso sempre o integral)
1 maço de brócolis
1 lata de creme de leite                                
2 dentes de alho
parmesão ralado a gosto
sal a gosto

Modo de fazer:

Limpe bem o brócolis tirando as partes mais duras e afervente em um pouco de água , para amolecer o brócolis , isto também pode ser feito à vapor, eu não jogo muito das folhas e do caule fora pois depois de coxidos ficam moles e tão saborosos quanto o restante. Deixe o alho dourar no azeite e adicione o brócolis ( se der muito brócolis reserve uma parte para comer com salada) , o sal e uma parte do quejio parmesão. Depois de tudo temperado jogue o creme de leite , o molho está pronto , basta colocar o macarrão em um refratário , depois o molho e por cima o restante do parmesão. Coloque para gratinar no forno e sirva-se.

Creme de Espinafre

Ingredientes:

1 maço de espinafre
1 cebola picada
2 de alho 
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
2 xícaras de leite
1 colher de sopa rasa de amido de milho ( maizena )

Modo de fazer:

Amoleça o espinafre colocando ele em um pouco de água e deixe ferver , ou no vapor ( uma ótima opção para não perder tanto as vitaminas ). Refogue a cebola e o alho e adicione o espinafre , deixe ele bem temperadinho. Bata no liquidificador com uma xícara de leite e a outra coloque com o amido de milho ( maizena ) em uma panela e adicione o creme já batido, mexa até obter uma boa consistência.

Bom apetite !!!


                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário